top of page

E assim foi criado o futsal.

  • Galo Cego
  • 11 de set. de 2014
  • 3 min de leitura

Existe uma grande controvérsia sobre a origem do Futebol de Salão, onde a dúvida reside no fato de que não se sabe se foram os brasileiros que, ao visitarem a ACM de Montevidéu, levaram do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete; ou se foram os brasileiros que conheceram a novidade ao ali chegarem e, ao retornarem, difundiram a prática em território nacional.

Não sendo o intuito deste trabalho a descoberta do real precursor do futebol de salão, a seguir, você pode acompanhar cronologicamente os principais fatos que marcaram a história do nosso futebol de salão.

O Futebol de Salão nasceu nos anos 30 e foi criado na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai.

As inúmeras conquistas que o Uruguai obteve na época, fizeram do futebol o esporte mais praticado naquele país; tanto por crianças como por adultos. Consequentemente, faltavam espaços e campos para a prática do futebol. A solução encontrada foi a de improvisar locais menores como quadras de basquete e salões de baile. Contudo, já que tal espaço era muito menor do que um campo de futebol, foram necessárias algumas modificações no seu modo de jogar.

Por volta de 1933, foram redigidas as primeiras regras, fundamentadas no futebol (essência do jogo), basquete (tamanho da quadra), handebol (trave e área) e polo aquático (regulamentação do goleiro com relação de não poder sair do limite da área de meta).

Neste período, por ocasião de um curso no Uruguai, patrocinado pelo Instituto Técnico da Federação Sul Americana das ACM's, cópias destas regras foram distribuídas a todos os representantes da América do Sul.

O primeiro escrito sobre o futsal no Brasil é datada em 1936, pelo autor Roger Grain, em uma Revista de Educação Física, onde o mesmo apresenta as regras do futsal.

Já por volta de 1942, no Uruguai, o Futebol de Salão havia conquistado a simpatia de todos. O que era, inicialmente, exclusividade das crianças passou a ser o preferido dos adultos.

Entre os adultos, o gosto pelo Futebol de Salão era tanto que passou a ser um problema disciplinar na maioria das ACM`s da América do Sul, a ponto de, na Conferência dos Diretores de Educação Física das ACM`s Sul-americanas, ser recomendado que o Futebol de Salão fosse limitado à pratica somente de menores. A ACM de São Paulo foi a única que continuou com o Futebol de Salão em seu programa para adultos. Sem dúvida deveu-se à ACM de SP a divulgação deste esporte, especialmente para os adultos, conforme palavras encontradas nas primeiras regras divulgadas em Abril de 1950 pelo Depto. de Ed. Física daquela entidade.

Na década de 50 são dados os primeiros passos para a institucionalização do esporte com a criação da primeira federação. Em 1954, foi fundada a Federação Carioca de Futebol de Salão, tendo como presidente Ammy de Moraes, e, posteriormente surgiu as federações de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em março de 1958, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou a prática do Futebol de Salão no país, fundando o Conselho Técnico de Futebol de Salão, tendo as federações estaduais como filiadas.

A partir da década de 80, começaram os primeiros campeonatos Pan-americanos e mundiais, saindo o Brasil como vencedor.

A década de 90 representa a grande mudança no de Futebol de Salão. Da fusão do Futebol de Cinco (praticado pela FIFA) com o Futebol de Salão (praticado pela FIFUSA) surgiu o FUTSAL. Apesar desta fusão, tivemos simultaneamente dois campeonatos mundiais, um na Guatemala (Futsal) e outro na Bolívia (Futebol de Salão), o que gera uma grande confusão por parte dos aficionados e de certo modo tem trazido prejuízos para que este esporte se torne Olímpico.

O Futsal, procurando modernizar-se, tem alterado com freqüência suas regras nos últimos anos.

Atualmente, o Futsal é o esporte que possui o maior número de praticantes no Brasil. No mundo, são mais de 70 países que o praticam em quatro continentes, tendo como destaque a Rússia, Ucrânia, Paraguai, Espanha, Portugal, Itália e Austrália, entre outros. O último mundial de futsal, ganho pela Espanha, provou que outros países também estão organizados, estruturados e principalmente evoluídos na parte técnico e tática, aliados à excelente condição física e psicológica que já possuíam em anos anteriores.

No atual cenário, observa-se que o Futsal tem sofrido inúmeras alterações na sua forma de jogo, impostas pelas modificações das regras, pela evolução da preparação física (melhora da capacidade de marcação das equipes e maior movimentação dos jogadores) e pela profissionalização dos atletas e de toda a comissão técnica. Em função disto, os profissionais do futsal, principalmente os formadores, devem buscar a atualização e a troca de conhecimentos e experiências, a fim de que realizem o seu trabalho dentro de uma metodologia coerente com as necessidades e interesses do jovem praticante.

Fonte: www.pucrs.br

 
 
 

Comments


© 2014 by Galo Cego FC. Produto criado com Wix.com

Saiba mais sobre o time :

  • Facebook cl�ássico
bottom of page