Raça e estratégia.
- Rogério Dantas
- 10 de fev. de 2019
- 3 min de leitura

Um jogo de alto grau de exigência, com batalhas táticas e muita entrega de ambas as partes.
Galo Cego e Ressaca Tatuapé, fizeram um jogo cheio de alternativas, surpresas e mudanças inesperadas, que culminou em uma partida memorável, por tudo que a envolveu.
O segundo quadro começou como era de se esperar, o Galo Cego fechado e estudando o adversário, enquanto o Ressaca buscava se movimentar pra tentar confundir a marcação gaulesa.
A tática do Ressaca surtiu efeito e o primeiro gol da tarde nasceu de uma falha gaulesa, que não foi perdoada, 1x 0 no placar e apreensão na Arena.
O Galo Cego conseguiu empatar mas o jogo seguia a feição do Ressaca, que ampliou com certa facilidade, chegando aos 3 x 1, de maneira surpreendente.
Como a defesa gaulesa estava se confundindo com a movimentação do Ressaca, foi necessário mudar as peças no setor para dar mais liberdade ao ataque.
Com Tiago e Allan na defesa, a movimentação adversária começou a encontrar dificuldades para penetrar. Alternando as duplas na frente, Rafinha, Jefferson, João, Billa e Pablo, começaram a se soltar mais e o Galo Cego foi criando um volume de jogadas que a defesa do Ressaca não aguentou, em questão de minutos, 3 x 3.
A partir desse momento, os gauleses tomaram conta da partida e deslancharam no placar, com ataques rápidos e mortais, enquanto na defesa China revezava, com Tiago e Allan.
Os gols foram saindo em sequência, até o resultado de 8 x 3, o que exigiu mudança no Ressaca, que se utilizou do goleiro linha, trocas mais rápidas de passes e paciência, para entrar na defesa gaulesa.
Essa tática, embora tenha levado certo perigo ao goleiro Totonho, não foi efetiva pois o placar dilatado deu ao Galo Cego a tranquilidade necessária para suportar a pressão até o fim. Com 8 x 3 no placar, o segundo quadro foi definido mas ainda havia mais uma batalha.
O Ressaca entrou em quadra para jogar o primeiro quadro, disposto a fazer de tudo pra levar a vitória pra casa. O jogo se transformou em algo semelhante a trocação no boxe, os ataques e contra ataques eram sequenciais e em um desses os visitantes pularam a frente do placar, 1x 0.
O Galo Cego não sentiu o gol e seguiu atacando, foi o quando o goleiro adversário começou a aparecer na partida.
Jayson, Pablo, Billa, João, Tiago, todos foram parados pelo bom goleiro do Ressaca, do outro lado a defesa gaulesa se portava bem, a prova disso foi o fim do primeiro tempo com apenas 1 x 0 no placar.
No segundo tempo o jogo seguiu quente, enquanto o Ressaca ensaiava uma pressão, o Galo Cego chegou ao empate, 1 x 1. Mas a alegria durou pouco, porque o Ressaca, em dois chutes de longe, ampliou o placar, 3 x 1.
O jogo estava na mão dos visitantes, mas faltando 4 minutos pro final, um lance mudou tudo. Um dos jogadores do Ressaca sofreu uma contusão séria em uma jogada pela direita.
A rótula do joelho direito saiu do lugar em um choque com seu próprio companheiro, o jogo ficou parado, e o atendimento foi feito ainda em quadra, pelos jogadores do Galo Cego, Totonho e Jayson, que colocaram a rótula de volta. O jogador foi retirado de quadra e encaminhado ao hospital para mais exames.
Na volta a partida, o cenário era completamente favorável ao Ressaca, faltavam apenas 4 minutos e era só tocar a bola e esperar o fim da partida.
Só que do outro lado o adversário é o Galo Cego, e todo cuidado é pouco. Billa diminuiu a diferença, faltando 2 minutos para o final, 3 x 2.
Na sequência, faltando 1 minuto, o mesmo jogador empatou a partida, 3 x 3 e na saída quase o Galo Cego consegue a virada, mas o goleiro do Ressaca salvou.
Ainda houve tempo pra um contra ataque do Ressaca, um passe em diagonal no meio da defesa gaulesa, por pouco não encontrou o jogador adversário, que se jogou na bola mas não alcançou.
Fim de jogo 3 x 3, um jogo duro, um adversário muito difícil e um empate com sabor de vitória para o Galo Cego, que segue invicto.
Comments